quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Bem - Aventuranças - 2

Ministério de Ensino
IDENTIFICANDO-ME COM CRISTO

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" - Mt 5.4
Explicação:
O estudo sobre as bem-aventuranças pode ser chamado de "A verdadeira felicidade", porque os princípios que Jesus apresentou são vividos por pessoas que rejeitaram totalmente o reino deste mundo e renderam suas vidas ao reino de Deus. Isso requer que os filhos do reino de Deus vivam por princípios diferentes dos da sociedade secular. Esta é a vida do ponto de vista divino. Isto está bem claro na segunda bem-aventurança: "Bem-aventurados os que choram porque serão consolados".
Que contradição com os princípios do mundo! A sociedade faz tudo para que não choremos. Milhões são gastos diariamente em filmes, TV, programas, shows, livros e revistas para nos fazer rir e esquecer a miséria, problemas e pecado. Vivemos num mundo de prazer, onde os princípios básicos para uma vida realizada são: felicidade, alegria e divertimento. Porém, a felicidade verdadeira, do ponto de vista de Deus não é assim. Ela vem por meio do choro.
O que Jesus quis dizer ao proferir essa surpreendente frase? O que significa aqui "chorar"? Qual é o tipo de choro que abençoa?
O que essa afirmação não significa?
Chorar não quer dizer ficar triste, ter um semblante de piedade.
Chorar não é fazer uma cara de miserável ou pobre.
Esse choro também não é o choro pela perda de um ente querido.
Qual é então o choro que consola?
É uma qualidade espiritual desenvolvida a partir de uma visão de Deus e de si mesmo.
É ter um profundo senso de sua pecaminosidade.
A pessoa que chora no sentido que Jesus quer dar nesta bem-aventurança reconhece que a alegria e a felicidade não vem necessariamente através das circunstâncias ou situações. Lemos em Habacuque 3.17-19:
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento, e as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.
Enquanto o mundo procura produzir alegria, aqueles que estão comprometidos com o reino, reconhecem que a alegria vem como resultado de uma submissão total ao Rei e à sua vontade. Essa pessoa não precisa produzir nenhum fruto do Espírito, mas simplesmente submeter sua mente, vontade e emoções à obra do Espírito que produz essas qualidades nela. Não importa se o sol está brilhando ou não. Por isso, esse choro que traz consolo não é uma experiência triste.
Jesus disse que a pessoa que chora será confortada porque tem uma convicção forte de seu pecado. Isso a motiva a olhar para o Cordeiro que tira o pecado do mundo. A felicidade verdadeira vem desse fato. Lemos na carta aos Hebreus 1.9:
"Amaste a justiça e odiaste a iniquidade ; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com o óleo da alegria como a nenhum dos teus companheiros."
O verbo "chorar" usado por Jesus é o mais forte possível na língua grega. É usado para expressar o choro pelos mortos. É a mesma palavra usada quando Jacó ouviu que seu filho José fora morto. É aquela lamentação inconsolável como resultado como resultado da perda de um ente querido.
A bem-aventurança "os que choram" vem logo depois de "humildes de espírito". Quando o homem vê a Deus em toda sua santidade, bem como a seu coração desenfreadamente corrupto, é constrangido a chorar. Quando avalia os seus pensamentos, seus feitos, suas palavras, suas reações e seus motivos - tudo o leva a chorar amargamente. Quando pergunta a si mesmo: "Por que reajo negativamente? Por que não consigo vencer aquele pecado e vício em minha vida? Por que sou orgulhoso, invejoso e ciumento? O que há em mim que me faz ficar defensivo, áspero e inseguro?
Ao fazer essas perguntas ele reconhece a sua natureza pervertida e chora. Quando reconhece o princípio do pecado operando em sua mente carnal e mortal, exclama com o apóstolo Paulo : "Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" (Rm 7.24)
A bênção não é somente para quem chora por sua própria condição, mas também para quem chora pela condição da raça humana, seu próximo e a sociedade em geral. Lemos de Jó:
"Porque este justo (Ló) pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles" - 2 Pedro 2.8.
Aquele que chora, quando lê os jornais de hoje, fica abismado com as crises mundiais, políticas e econômicas, sociais, morais e espirituais. É interessante que o mundo não encara as crises assim. No meio da guerra, da fome, da angústia, da tristeza, ,continua rindo e tentando ignorar a situação lastimável.
Se não fosse a promessa de Jesus, os filhos do Rei estariam perdidos em seu choro. Mas que promessa gloriosa: "Eles serão consolados. "Isto não é somente uma promessa futura, quando Deus há de enxugar as lágrimas dos olhos na eternidade, mas é uma promessa para os dias atuais. O homem que realmente se arrepende dos seus pecados, que olha para o salvador e que chora: "miserável homem que eu sou", também pode exclamar com alegria: "Graças a Deus pela vitória em Cristo Jesus, nosso Senhor".
Sim, o choro pelo pecado traz alegria, consolo e paz, porque somos compelidos a buscar a Deus, o grande Consolador. Que alegria ter o pecado perdoado e ser confortado pelo amado Pai! Feliz é o homem que chora!
"Ao anoitecer pode vir o choro, mas
a alegria vem pela manhã - Sl 30.5.

Roy Hession, na introdução de seu livro "A senda do calvário", escreve: "Para que Deus possa abençoá-lo através da leitura dessas páginas, você precisa vir a elas com uma fome profunda no seu coração. Precisa estar possuído de insatisfação quanto ao estado geral da igreja, e quanto a si mesmo em particular - especialmente quanto a si mesmo! Deve estar pronto a permitir que Deus comece a obra dele primeiramente em sua pessoa, e não em outra. \precisa, além disso, ser possuído de uma santa expectativa de que Deus pode satisfazer a sua necessidade e irá fazê-lo. Se é em qualquer sentido um líder cristão , a urgência do assunto se intensifica. A disposição de admitir sua necessidade e de ser abençoado determinará o grau de que Deus irá abençoar o povo a quem você ministra. Acima de tudo é preciso que compreenda a necessidade de ser o primeiro a se humilhar junto a cruz. Se uma nova sinceridade com respeito ao pecado se faz necessária entre o seu povo, precisa começar consigo mesmo. O povo de Nínive se arrependeu quando seu rei se levantou do trono, cobriu-se com um saco e se assentou nas cinzas como sinal de seu arrependimento. - Não aconteça, porém, que os leitores que não são líderes, sejam tentados a olhar para os que são líderes, e fiquem esperando por eles. Deus deseja começar com cada um de nós. Deus quer começar com VOCÊ!!!
Exemplos de Cristo:
Lucas 19.41-44: Jesus chora por Jerusalém, não porque ele (Jesus) estivesse sendo rejeitado, mas porque o povo não aceitou a salvação que Deus enviara.
Lucas 22.44: Jesus agonizou por causa do pecado da humanidade.
Exemplos de fieis:
Davi - quando confessou seu duplo pecado (adultério e homicídio):Salmo 51.1-4,16,17; 2 Sm 11.1-5.
Isaías - quando viu Deus numa visão, chorou. Foi então chamado para uma obra: Is 6.1-8.
c) O filho pródigo - quando voltou para a casa do seu pai: Lc 15.11-24.
d) Pedro - quando negou a Jesus pela terceira vez - Mt 26.29-75.
Atitudes positivas naqueles que choram:
Crescem em temor ao Senhor, pois "o temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa eu os aborreço" - Pv 8.13.
Por ter o temor do Senhor, cresce em sabedoria. Pv 9.10.
Por ter o temor do Senhor, prolonga os dias de vida. \Pv 10.27.
Os filhos sentem segurança quando vêem o temor do Senhor em seus pais - Pv 14.26.
Por ter o temor do Senhor facilmente não cai em laços de morte - Pv 14.27.
Por ter o temor do Senhor o mal não o visitará - Pv 19.23.
Por ter o temor do Senhor não será escravo de inveja - Pv 23.17.
Atitudes negativas nos que não aprenderam a chorar o pecado:
Falta de visão - não tem alvo definido em sua vida - Pv 29.18.
Insensível à gravidade do pecado.
Espírito frívolo, gosta de piadas picantes. Acha graça do pecado - Ef 5.4.
Orações sem resposta - Tg 4.2,3.
Auto-exame:
Gosto de filmes violentos e de sexo? O pecado me atrai?
Aguço os meus ouvidos quando alguém está contando uma piada picante?
Ao ver um irmão cair em pecado, me entristeço apenas pelo também me irrito com o irmão?
Vejo mais os pecados dos outros do que os meus próprios?
Bençãos na vida de quem chora o pecado:
Será consolado, isto é, terá em seu íntimo a verdadeira alegria e paz de Deus, mesmo em circunstâncias adversas.
Por ter uma atitude correta perante Deus para com o pecado, sua capacidade criativa florescerá na vida particular e na obra do Senhor.
Terá uma vida profunda de oração, vendo resultados sobrenaturais por meio da mesma.
Terá um coração compassivo e será sensível às necessidades espirituais, mentais e físicas dos outros.
Formará planos para efetivar essa ajuda aos outros em suas necessidades.
Passos e decisões para aprender a chorar o pecado:
Deus nos torna sensíveis ao pecado pela palavra: "A Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" - Hb 4.12.
Quando a Palavra de Deus inquieta o homem em seu pecado, o homem começa a buscar Deus.
Depois que o pecador se reconciliar com Deus por meio do perdão em Cristo, a palavra chave é obediência: "O Espírito Santo que Deus outorgou aos que lhe obedecem" - At 5.32
Pedir ao E. Santo para derramar um poderoso avivamento, a começar em mim. Avivamento nada mais é do que uma renovada visão da gravidade do pecado e uma renovadas visão da graça de Deus revelada e Cristo (Lc 11.9-13).
Dos pecados que o E. Santo me mostrar, não descansar até eliminá-los:
Confessando-os em sincera contrição diante de Deus;
Olhando para Cristo que, com seu sangue, expiou as culpas e nos libertou da escravidão ao pecado e ao diabo;
Fazendo as restituições necessárias como prova do meu arrependimento;
Decidindo não mais repeti-los, com a assistência do E. Santo.
Meditar bastante na paixão e morte de Cristo. Ao fazer isso verei claramente duas cousas:
A gravidade do meu pecado;
O grande amor de Cristo por mim.

Site: www.escolabiblicaonline.blogspot.com
Contato: pastorjorgebrum@hotmail.com

Nenhum comentário: