terça-feira, 24 de julho de 2007

Curso Biblico Lição 06

A Bíblia ensina o caminho da vitória
É difícil ligar seu rádio, televisão ou computador em um programa de notícias sem gastar um tempo ouvindo sobre guerras ou terrorismo. Parece que quando termina a guerra em um lugar logo já começa em outro. Há pessoas se revezando para manter o mundo sempre com medo. Parece que as pessoas, os líderes, o mundo, não aprendem a lição com tudo o que já aconteceu, você não acha?
Quando a gente observa uma guerra sempre busca definir quem é o lado bom e quem é o ruim. Se você assiste um filme de guerra, você logo percebe qual é a parte boa e a parte ruim. Nos contos infantis sempre tem o lado do bem e o lado do mal, e geralmente o lado do bem vence.
Está em nossa mente a questão do bem e do mal. Mas não dá para esquecer que não podemos definir as coisas somente pela maneira como as vemos. Precisamos de uma ajuda externa para reconhecer qual é o lado bom ou o ruim. A Bíblia pode nos ajudar a entender e definir isso.
O mal tem um pai, sempre preocupado em levar as pessoas a aceitar suas propostas. É por isso que acontecem as guerras e o terrorismo. Gente que aceitou e passou a ser dominada pelo mal. Parece ter, muitas vezes, até bons objetivos, mas os resultados mostram quem está por trás de tudo.
Outras vezes, não acontecem guerras, mas inimizades, injustiças, miséria, vícios e muitas outras coisas que fazem as pessoas sofrerem. Por que acontece isso? Porque o pai do mal se apresenta disfarçadamente, oferecendo suas propostas como se fossem as melhores, sem apresentar os resultados que vem depois. Ele sempre usa três frases: só um pouquinho, só uma vez e ninguém está vendo.
Para conhecer quem é o pai do mal, como ele surgiu e como ele se apresenta, você precisa conhecer o que "A Bíblia Ensina" sobre o surgimento do mal e o caminho da vitória sobre ele.
ESTUDANDO A BÍBLIA
1. Onde e quando surgiu o mal? Apocalipse 12:7-9"Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele."
2. Como tudo começou? Ezequiel 28:14-17"Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem."
3. Que prova de fidelidade pediu Deus a Adão e Eva? Gênesis 2:15-17"Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar. Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
Deus criou Adão e Eva perfeitos. Ele deu inteligência, raciocínio e capacidade para escolher seu próprio destino. Ao enfrentar Satanás, cair em tentação e comer da árvore proibida, eles desobedeceram a uma ordem clara de Deus e cometeram o primeiro pecado. Usaram seu poder de escolha da maneira errada. Acreditaram em Satanás e desconfiaram de Deus. Acabaram deixando Deus de lado e aceitando a direção de satanás. Eles foram provados. A felicidade que tinham no jardim do Éden só poderia continuar se eles obedecessem a orientação de Deus em relação a árvore do conhecimento do bem e do mal.
4. Qual foi o primeiro pecado? Gênesis 3:4-6"Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu."
Satanás levou Adão e Eva a desconfiarem de Deus e a desobedecerem abertamente a Sua lei.
5. O que é o pecado? I João 3:4"Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia."
6. A quem se submete uma pessoa quando peca? I João 3:8"Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo."
7. Qual é o resultado final do pecado? Romanos 6:23"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."
E AGORA?
Depois de entender o que é o pecado, Deus espera que você:
1. Resista a Satanás, pela Sua graça. Tiago 4:7"Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós."
2. Não aceite o pecado. Romanos 6:12"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências."
3. Vença com a ajuda dEle. Romanos 8:37"Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou."

Nenhum comentário: