terça-feira, 24 de julho de 2007

Curso Biblico Lição 07

A Bíblia ensina como ser salvo
Como você se sentiria se estivesse voltando de um shopping, uma noite, e uma quadrilha de bandidos obrigasse você a parar o carro, descer, entregar o carro e todos os objetos de valor? Imagine, seu carro, comprado com tanto sacrifício, todas as compras no porta-malas, seus documentos? Agora, imagine, na hora em que eles estão nervosos, gritando, ameaçando você, passam três viaturas da polícia, exatamente ali. Os policiais vêem tudo o que está acontecendo, mas só uma viatura para. O policial que está dentro dela, sozinho, enfrenta os bandidos, que, desaparecem em segundos, sem levar absolutamente nada. Qual seria sua atitude com aquele policial? Como você se sentiria sabendo que ele salvou você, seu carro, suas coisas e especialmente sua vida?
Há muito tempo atrás, alguém enfrentou sozinho o poder do mal. Alguém precisava enfrentar o mal e pagar o preço do pecado. O próprio Deus, através de Jesus, decidiu fazer isso.
Através de símbolos ele mostrou isto para o Seu povo. No tempo de Moisés e do povo de Israel era preciso matar um cordeiro. Um cordeiro simbolizava alguém que morreria em seu lugar. Uma demonstração de salvação. Chegou, porém, o dia em que Jesus veio, nasceu como uma criança, indefesa, num curral, em uma manjedoura onde os animais comiam. Cresceu, se tornou um jovem, foi um jovem, e quando tinha 30 anos, recebeu a tarefa de começar seu ministério.
Dá para imaginar as pessoas seguindo a Jesus e querendo estar perto dele. Gente querendo ouvir Sua palavra, querendo contar das suas lutas e receber um bom conselho. Até o dia em que ele foi morto, morto numa cruz. Ele assumiu o seu lugar. Enfrentou o mal e venceu por você. Conquistou a sua salvação e liberdade. Ele morreu, ressuscitou, voltou para o céu e hoje está ajudando a cada filho, entendendo exatamente o seu sofrimento, a sua luta.
Pelo que aconteceu com Jesus na cruz para libertar você, ou pelo que pode acontecer hoje com tanta violência, dá para você entender bem o que é salvação. A Bíblia, porém, tem muito mais a lhe ensinar.
ESTUDANDO A BÍBLIA
1. Qual é o resultado final do pecado? Romanos 5:12"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram".
2. Pode você sozinho resolver o problema do pecado? Jeremias 2:22"Pelo que, ainda que te laves com salitre, e uses muito sabão, a mancha da tua iniqüidade está diante de mim, diz o Senhor Deus".
3. Como Deus resolveu o problema do pecado? João 3:16"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
4. Como Jesus descreveu a Sua missão? Lucas 19:10 "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".
5. Jesus cometeu algum pecado? Hebreus 4:15"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado".6. Como pagou Jesus nossa dívida? Isaías 53:3-6"Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós".
7. O que aconteceu para garantir a salvação? I Coríntios 15:20-22"Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados".
E AGORA?
Depois de conhecer a oferta de salvação através de Cristo, Ele espera que você:
1. Creia nEle. Atos 16:30 e 31"Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados".2. Aceite-O como seu único Salvador. Atos 4:12"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos". 3. Abra a porta do seu coração. Apocalipse 3:20"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo".

Nenhum comentário: