terça-feira, 24 de julho de 2007

Curso Biblico Lição 09

A Bíblia ensina como funciona o julgamento de Deus
Desde o início deste mundo Deus queria ensinar às pessoas exatamente como funciona a salvação. Foi por isso que ele pediu a Adão e Eva que buscassem um cordeiro. Logo após o primeiro pecado este cordeiro foi morto.
Deus deixou claro para Adão: "Este cordeiro sou Eu, vocês estão matando a mim através deste símbolo até que eu venha. Vai passar algum tempo até que Eu venha, mas enquanto Eu não vier este cordeiro me simboliza. O sangue, derramado quando ele morre, simboliza o meu sangue, e sem isto não existe perdão para o pecado".
A pessoa que cometia um pecado deveria se aproximar do cordeiro, confessar seus pecados e matar o cordeiro. Isso era forte e muito significativo. Algum tempo depois, Deus pediu que o Seu povo, Israel, construísse um Santuário, para que Ele pudesse ter uma casa com eles. Quem cometia algum pecado, agora, deveria vir até a porta do Santuário e matar ali, diante de um Sacerdote, aquele cordeiro. Era um símbolo da necessidade que cada pessoa tem de um substituto, para não morrer.
A partir do momento que Jesus veio a essa terra e derramou o Seu sangue na cruz, ele mesmo substituiu este cordeiro. Ele morreu, ressuscitou, foi para o céu e continua, lá mesmo, cumprindo o ritual do perdão. Ele faz o papel de Cordeiro e Sacerdote.
Você não está sozinho. Tem alguém que intercede por você. Alguém que através de seu sangue, de sua vida, morte e ressurreição tem todo o poder para fazer de você uma pessoa feliz.
Você não está sozinho, você tem alguém para quem recorrer. O Apóstolo João diz assim: Filhinhos não pequeis, mas se porventura alguém pecar, nós temos um advogado, Jesus Cristo o justo" (I João 2:1). Ele intercede por nós hoje. Você tem alguém com quem pode contar.
O julgamento de Deus é a maior prova de Seu amor, justiça e de seu desejo de perdoar e ajudar todo o tempo. Por isso, é importante conhecer o que "A Bíblia Ensina" sobre o julgamento e o perdão de Deus.
ESTUDANDO A BÍBLIA
1. O que Deus vai julgar? Eclesiastes 12:14"Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau".
2. Quantas pessoas vão ser julgadas por Ele? II Coríntios 5:10"Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal".
3. Quem faz o julgamento? João 5:22"Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento".
4. Onde ficam registradas as nossas atitudes? Apocalipse 20:12"E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras".
5. Quem são as testemunhas? Mateus 18:10"Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus".
6. Quem é o advogado? I João 2:1"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo".
7. Qual vai ser o critério do julgamento? Tiago 2:12"Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade".
8. Qual vai ser a sentença? Mateus 25:46"E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
E AGORA?
Entendendo como vai ser seu julgamento, Deus espera que você:
1. Creia em Jesus e lhe obedeça. João 5:24"Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida".2. Respeite a Deus e guarde Seus mandamentos. Eclesiastes 12:13"Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem".

Nenhum comentário: