terça-feira, 24 de julho de 2007

Curso Biblico Lição 10

A Bíblia ensina as regras de Deus
Quando um garoto pequeno corre com seu dedinho para a tomada e o pai rapidamente o afasta dali, está fazendo um grande bem para ele. Quando uma garota corre para brincar em uma rua movimentada e sua mãe diz: "não", na verdade está protegendo sua filha.
Estas pequenas leis da vida protegem os filhos, para que nenhum mal aconteça a eles. São baseadas no amor e na preocupação. Parece até difícil de entender, mas só quem pode disciplinar é aquele que ama. Somente aquele que tem carinho e amor e já demonstrou isso, pode disciplinar, pode orientar qualquer pessoa.
Deus tem leis que protegem os seres humanos. Por exemplo, ele diz: "não roubem a ninguém". Assim, Ele está protegendo a comunidade. Algumas de Suas leis dizem: "não matem a ninguém", "não falem mal de ninguém", "não sejam infiéis para com a pessoa que amam", "não cobicem as coisas dos outros". Elas nos ajudam e nos protegem. Somente Deus com todo o amor que tem no coração pode dar estas leis para que sejam cumpridas.
Deus tem os dez mandamentos que estão no Velho testamento, mas que são válidos ainda hoje. Os primeiros quatro falam do amor a Deus, os últimos seis dizem respeito ao relacionamento humano, o amor ao próximo. A lei de Deus é uma cerca que protege Seus filhos, que os mantém em um bom relacionamento, uma boa amizade sempre crescendo.
A lei de Deus é eterna como Ele também é eterno. A lei de Deus não muda, porque se Ele tivesse dito no passado que não devemos matar e hoje mudasse de idéia, você imagina o que poderia acontecer. Se ele disse que não devemos falar mal dos outros, mas hoje abrisse uma exceção, dá para ter uma idéia da confusão. Se fosse assim, teríamos um Deus mutável que teria dado uma lei mutável e isso não resolveria muito a nossa situação. Deus deu uma lei baseada no Seu amor. São as Suas regras para que você possa ser feliz.
ESTUDANDO A BÍBLIA
1. Como foi escrita a lei de Deus? Êxodo 31:18"E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus".
2. O que revela a lei? I João 3:4"Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia".
3. A quem nos leva a lei? Gálatas 3:24"De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados".
4. Qual foi a atitude de Jesus com a lei? João 15:10"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor".
5. Jesus mudou algum mandamento da lei? Mateus 5:17, 18"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido".
6. Alguém pode mudar os mandamentos? Eclesiastes 3:14"Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dele".
E AGORA?
Depois de entender que a lei de Deus deve continuar sendo obedecida, Ele espera que você:
1. Demonstre seu amor através da obediência. João 14:15"Se me amardes, guardareis os meus mandamentos".
2. Guarde os mandamentos. Salmos 119:44"Assim observarei de contínuo a tua lei, para sempre e eternamente".
3. Respeite todos os mandamentos. Tiago 2:10"Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos".

Nenhum comentário: