terça-feira, 24 de julho de 2007

Curso Biblico Lição 13

A Bíblia ensina que Deus ainda fala
Você gosta de ver flores? Um arranjo bem feito ou um jardim bem cuidado normalmente impressionam e atraem a atenção. É bonito ver flores coloridas ou receber um ramalhete numa data especial, e melhor ainda quando recebido sem nenhum motivo oficial, simplesmente pelo gosto de dar. Você já parou para pensar por que as flores agradam? Um dos principais motivos é que elas são diferentes, bonitas e variadas.
Deus nos trata como flores, e cada um tem uma cor, um perfume, um jeito de ser. Deus deu para cada pessoa um dom diferente, uma maneira de ajudar os outros, uma maneira de fazer crescer seu povo e ser uma benção para a comunidade.
Um dos muitos dons que Deus deu é o de profecia. A Bíblia foi escrita através deste dom. Homens inspirados, falaram da parte de Deus, trazendo mensagens muito seguras para nos guiar em qualquer tempo, em qualquer época, em qualquer situação. Um profeta é alguém que fala em nome de Deus, que recebeu uma mensagem especial.
Quando você lê a Bíblia, aprende uma mensagem especial, uma mensagem de Deus que deve servir para você e para outras pessoas. Seu dever é entender, aceitar e comunicar, contar esta boa nova, a boa nova da salvação. Você tem um papel de falar em nome de Deus, quase como um profeta.
Deus escolheu pessoas, através dos tempos, para falarem em Seu nome a todas as pessoas. Deus usou homens como João, o evangelista, Mateus, Paulo e outras pessoas especiais. Em todas as épocas Deus tem os seus mensageiros especiais. Para estes últimos dias Deus também escolheu algumas pessoas especiais. Você quer conhecer quem são elas? A autoridade para apresentá-las vem da Bíblia. Por isso, aproveite para conhecer o que "A Bíblia Ensina" sobre quem deve falar hoje em nome de Deus.
ESTUDANDO A BÍBLIA
1. Quem recebe revelações especiais de Deus? Amós 3:7"Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas".
2. Como Deus Se comunica com um profeta? Números 12:6"Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele".
3. Pode uma mulher ser profetisa? Joel 2:28"Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões".
4. Teve a igreja cristã primitiva profetas? I Coríntios 12:28"E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas".
5. Deveria o dom de profecia se manifestar na Igreja verdadeira? Apocalipse 12:17; 19:10."E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus". "Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito de profecia".
A igreja especial de Deus vai destacar a fidelidade a Ele através da obediência aos mandamentos, e vai ter, especialmente, o testemunho de Jesus, que é a manifestação especial do dom de profecia.
Deus deu este dom especial a uma jovem, por nome Ellen White, que em uma manhã de dezembro de 1844 estava orando com algumas mulheres em Portland, nos Estados Unidos, e foi surpreendentemente tomada em visão.
Durante sua vida o fenômeno aconteceu por volta de 2.000 vezes. Durante essas visões ela não respirava, mas via, sentia e às vezes falava. Após as visões, contava ou escrevia aquilo que havia visto.
Durante toda a sua vida ela foi observada por pessoas de diferentes religiões que concluíram encontrar nela as provas Bíblicas do verdadeiro dom de profecia.
Hoje, a melhor prova de sua inspiração divina são os seus escritos. A leitura de seus livros abre a nossa mente à compreensão da Bíblia e da salvação oferecida por Jesus.
Ela nasceu em 1827 e morreu em 1915. Suas 100 mil páginas escritas são um patrimônio precioso e sem comparação que pertencem ao povo que guarda os mandamentos de Deus e prepara para o momento da volta de Jesus.
E AGORA?
Você já sabe que Deus possui seus mensageiros especiais, os profetas. Nestes dias, Deus chamou Ellen White para apresentar sua mensagem e confirmar a Bíblia. Por isso, Ele espera que você:
1. Conheça as profecias. I Tessalonicenses 5:20"Não desprezeis as profecias".
2. Esteja atento às profecias. II Pedro 1:19"E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações".
3. Creia nos profetas. II Crônicas 20:20"Pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém. Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e sereis bem sucedidos".

Nenhum comentário: