terça-feira, 24 de julho de 2007
Curso Biblico Lição 14
A Bíblia ensina uma sociedade com Deus
Tudo na vida é uma questão de escolha. Você concorda? Essa é a realidade. A gente só faz aquilo que quer fazer. As decisões na vida é que gerenciam toda a nossa existência. Não é possível fazer alguma coisa sem decidir. Às vezes a gente se esconde atrás de desculpas do tipo: "eu não sabia", "foi sem querer", mas por trás disso sempre tem uma decisão de permitir.
Ao fazer suas escolhas, não há dúvida, onde estiver o seu interesse, aí também vai estar o seu coração. Isso é bíblico (Lucas 12:34). Você pode não ser bom em matemática, não consegue gravar número, mas quando aquela garota que você tem interesse fala uma vez o número do telefone você não se esquece. Tudo depende do seu interesse, daquilo que você quer.
Algumas pessoas dizem: "As coisas de Deus são importantes, mas, sabe, tudo tem seu tempo, hoje não". Se Deus realmente é o mais importante, Ele deve estar em primeiro lugar para que todas as outras coisas funcionem. Colocar a Deus em segundo lugar significa dizer, o Senhor não vai dirigir minha vida, quem vai dirigir minha vida é quem está em primeiro lugar, meu dinheiro, minha casa, o meu amor, eu mesmo. Se Deus não está em primeiro lugar Ele não pode dirigir sua vida e fazer você seguir adiante.
Deus deu o tempo para você controlar, mas o tempo é Dele. Deus lhe deu seu corpo para controlar, mas o corpo é Dele. Deus deu talentos, dons para você executar, mas se não colocá-Lo em primeiro lugar, não vai conseguir fazer isto. Deus lhe deu todas estas coisas para que você pudesse dirigir para Ele. É uma sociedade onde você é o administrador.
Inclusive com o seu dinheiro acontece assim. Quando você compreende que tudo é Dele, que há uma sociedade e devolve o que Lhe pertence, você terá muito mais. Deus tem um processo interessante para ajudar você a se desprender do orgulho, a ter um coração humilde. Ele disse, Eu quero uma parte do seu corpo - o coração. Do seu dinheiro eu quero o dízimo e as ofertas. Eu quero você, integralmente, porque só assim eu poderei lhe fazer feliz.
ESTUDANDO A BÍBLIA
1. A quem pertence o Universo? Salmos 24:1"Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam".
2. Que grandes riquezas tem Deus? Ageu 2:8"Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos".
3. Quem é que nos dá tudo o que temos? Deuteronômio 8:17, 18"Digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão me adquiriram estas riquezas. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê".
4. Quanto de tudo o que temos e recebemos, pertence a Deus? Levíticos 27:30"Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor".
5. Você deve devolver o dízimo do que? Gênesis 28:20-22"Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo".
6. Para que é usado o dízimo? I Coríntios 9:13, 14."Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho".
E AGORA?
Deus pede que você lhe devolva o dízimo de tudo, pois pertence a Ele. Por isso, a partir de agora você deve:
1. Administrar aquilo que Deus lhe entregou com sabedoria. Lucas 12:16-21"Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus".2. Ser um sócio de Deus. Provérbios 11:24, 25"Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. A alma generosa prosperará, e o que regar também será regado".
3. Doar com alegria. II Coríntios 9:6, 7"Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário