terça-feira, 24 de julho de 2007

Curso Biblico Lição 15

A Bíblia ensina a se entregar
Qual o maior exemplo de entrega que você conhece? Existem muitas pessoas que por amor, ou por princípios religiosos parecem entregar tudo. Mas nenhuma pessoa e nenhuma entrega se comparam com a que Jesus fez.
O ponto alto da entrega de Jesus, e o início de Seu ministério foi Seu batismo. Aliás, Ele foi batizado para deixar o exemplo aos Seus filhos. Ele foi batizado no grande rio Jordão, por João Batista. João recebeu este nome porque batizava as pessoas que se arrependiam de seus pecados. O próprio Deus, na pessoa de Jesus, utilizou um

Alexandra e Eu (na festa da roça/2006

rio tão importante daquela época para mostrar a todos o caminho da entrega.
Quando Jesus foi batizado, Ele submergiu completamente nas águas do rio Jordão. Isso simboliza que uma pessoa deve ser purificada no momento em que compreende que seu coração necessita de uma limpeza espiritual. Todas as pessoas têm esta necessidade, porque nascem com o estigma do pecado. Em uma idade madura, quando aceitam e compreendem que Jesus é seu salvador, e acreditam que Ele pode ajudar de verdade, então estão prontos para passar por esta experiência.
O batismo é um símbolo da lavagem interior, a lavagem com o sangue de Jesus que foi derramado na cruz. Quando você participa deste rito espiritual, você está confirmando que sua vida depende de Deus. Se você quiser depender da sua própria capacidade ou força vai fracassar muitas vezes.
Quando uma criança nasce, seus pais trabalham para que ela se torne independente, que possa atravessar a rua sozinha, que possa comer sozinha, que possa fazer todas as outras coisas. No reino de Deus é diferente, quando você nasce é completamente independente e Deus trabalha para que você se aproxime Dele e se torne dependente. Dependente do seu conselho e de saber o que é melhor para sua vida.
Quando você se entrega e está nas mãos do Senhor, quando você tem a Sua direção para a vida, você vai perceber que as coisas vão acontecer de maneira muito mais positiva. Deus tem em Suas mãos a chave da felicidade. Quando você se aproxima Dele, com humildade, e entrega sua vida encontra esta felicidade.
ESTUDANDO A BÍBLIA
1. De Quem foi a orientação para batizar as pessoas? Mateus 28:18-20"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos".
2. Qual é a maneira certa de batizar? Mateus 3:13-16"Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele".
3. Além de crer, qual é a outra condição para a salvação? Marcos 16:16"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado".
4. Quais as duas bênçãos especiais que são recebidas com o batismo? Atos 2:38"Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo".
5. Quando uma pessoa é batizada do que ela passa a fazer parte? Atos 2:41-47."De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos".
6. Como fica a vida depois do batismo? Romanos 6:4"Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida".
7. Que convite fez Deus a Levi? Lucas 5:27"Depois disso saiu e, vendo um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, disse-lhe: Segue-me".
8. Como respondeu Levi? Lucas 5:28"Este, deixando tudo, levantou-se e o seguiu".
9. Que convite está fazendo Jesus para você agora? Apocalipse 3:20"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo".
E AGORA?
Quando você conhece e aceita a Cristo, também precisa se entregar a Ele, através do batismo. A partir de agora, Deus espera que você:
1. Creia no Senhor Jesus. Atos 8:37"Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida".
2. Abandone o pecado. Romanos 6:11-13"Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redimidos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça".
3. Decida receber o batismo. Atos 8:35-38"Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus. E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Filipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou".
4. Responda imediatamente ao chamado de Deus. Hebreus 3:15"Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação".

Nenhum comentário: